Dom Helder Câmara


Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 — Recife, 27 de agosto de 1999) foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Entretanto, foi acusado por seus opositores de ser conivente com o marxismo.



Saiba Mais, Clique Aqui


Padre Henrique


Padre Antonio Henrique Pereira Neto, nascido em Recife no dia 28 de Outubro de 1940, ordenou-se sacerdote com 25 anos de idade por Dom Helder Câmara. Sociólogo e professor, foi coordenador de pastoral para juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife. No seu trabalho com jovens também mantinha contato com estudantes cassados e destacava-se por ser um grande opositor aos métodos de repressão utilizados pelo Regime Militar, o que lhe rendeu várias ameaças vindas do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Como não se rendia, padre Henrique pagou com sua vida.


Saiba Mais, Clique Aqui

Dom Lamartine Soares

Nascido em Caruaru-PE no dia 27 de Fevereiro de 1927, foi vice assistente nacional da Ação Católica. Bispo auxiliar de Dom Carlos Coelho na Arquidiocese de Olinda e Recife. Foi Vigário Capitular com a morte de Dom Carlos, com a chegada de Dom Helder, foi nomeado vigário geral da Arquidiocese, Vigário Episcopal de Olinda, membro do departamento de liturgia do CELAM e da comissão nacional de liturgia da CNBB. Nomeado Arcebispo de Maceió, faleceu antes de assumir a nova arquidiocese, vitima de um neoplasma maligno.

Saiba Mais, Clique Aqui


Com a chegada de Dom Fernando Saburido, os restos mortais de Padre Henrique e de Dom Lamartine foram transladados para a Igreja da Sé, no centro histórico de Olinda, onde já se encontrava sepultado o corpo de Dom Helder. É lá, onde se encerrará a romaria do nosso IV Congresso Nacional, no dia 19 de Janeiro de 2014.
Igreja da Sé

Deixe um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Copyright © PJMP Terra Fértil, Canto Forte!